Cirurgia plástica na adolescência

O número de pacientes que desejam fazer uso de próteses de silicone só aumenta a cada dia, em contrapartida a idade de algumas delas só faz diminuir .

download

Apesar da falta de estatísticas oficiais, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima que os adolescentes respondam por 15% das mais de 700 mil cirurgias feitas no país a cada ano. Esse índice ficava em torno de 5% há 10 anos. Colocação de próteses mamárias, redução de seios e lipoaspiração e rinoplastia, estão entre os procedimentos mais procurados.

Todo e qualquer procedimento requer uma atenção especial, juntamente com o acompanhamento de um profissional da área.

Mesmo que o implante de silicone nos seios seja fruto da busca por uma maior autoestima, cabe ao cirurgião plástico conversar e descobrir se o interesse da paciente por esse procedimento é pessoal ou motivado por influência de amigas, principalmente quando se trata de pacientes mais novas. Além disso, peso, altura, e manequim são levados em consideração durante a avaliação. A cirurgia plástica é recomendada para mulheres que já tenham desenvolvido plenamente seu corpo e cuja menstruação seja regular. Isso é importante também para determinar o tamanho do implante de silicone recomendada”.