Linfoma e próteses de silicone

Não é de hoje que existem casos de linfomas relacionados à inserção de próteses de silicone. Antes de prosseguirmos nessa conversa é importante deixar claro o que é um linfoma: ele trata-se de um tumor maligno que atinge órgãos e estruturas do sistema linfático (sistema fundamental na manutenção da defesa do nosso organismo contra infecções).

Nas últimas semanas a mídia divulgou algumas notícias que giravam em torno de 9 casos de mortes relacionadas a linfomas e próteses de silicone no mundo. O acesso a esses números foi possível por meio de estudos profundos do seroma tardio (serosidade amarela de grande volume presente na mama de algumas pacientes). Nos Estados Unidos são realizados ao ano milhões de implantes de silicone. Se partirmos para o campo da estatística, o número de pacientes que foram diagnosticadas no país com essa patologia é irrisório.

Para as pacientes que desejam colocar próteses de silicone, mas possuem algum receio, peço que fiquem tranquilas. A inserção de próteses é um procedimento altamente seguro, em relação às complicações, acontecem poucos casos em milhões. Se comparadas com outras doenças como fumar e o câncer de pulmão, sexo sem proteção e o HIV, por exemplo. Já que se torna bem mais comum contrair alguma dessas patologias, do que um linfoma ocasionado por implantes mamários.