Existe momento ideal para fazer uma cirurgia plástica?

Se pararmos para analisar, geralmente, encontramos algo em nosso corpo que desejamos modificar. Seja acrescentar volume, diminuir o tamanho ou até mesmo se livrar de gordurinhas indesejadas. Na medicina, existem muitas variáveis que contribuem para indicação de intervenções. Vê-se a cirurgia plástica como uma ferramenta imprescindível para realização dos principais anseios estéticos.
Algumas pacientes apresentam o seguinte questionamento: existe um momento ideal para se fazer uma cirurgia? Bem, vale salientar que estar com a saúde psicológica equilibrada é um dos primeiros passos. Isso porque as expectativas para os resultados do procedimento precisam ser reais e a pessoa deve estar convicta dos motivos que a levaram a passar pela cirurgia.


A inserção de próteses se silicone, por exemplo, é indicada quando a mulher começa a se incomodar com as imperfeições no busto causadas pelo tempo, por uma gravidez ou devido a um grande emagrecimento (este pode ser considerado o tempo ideal pela paciente). Para as mais jovens, o ideal é que a cirurgia seja realizada apenas após a maioridade.
Já para as que acabaram de ter um bebê, o melhor é pensar na cirurgia, pelo menos, seis meses após o aleitamento.

Demais procedimentos
• Plásticas no rosto e no pescoço
São indicadas mediante apresentação dos primeiros sinais da idade: rugas, flacidez e ressecamento da pele.
• Lipoaspiração
Sua indicação, consiste na harmonização do contorno corporal. Pode-se dizer que a hora certa para se fazer o procedimento é quando os exercícios físicos já não cooperam para eliminação das gorduras localizadas.
• Rinoplastia
Como em todas as outras cirurgias plásticas, é importante que a paciente tenha atingido seu desenvolvimento completo para que o especialista possa avaliar melhor a proporção que precisa ser corrigida. Essa maturidade geralmente se atinge com a maioridade, sempre respeitando a função respiratória da paciente.