Silicone nos seios: Principais questionamentos

É praticamente impossível falar sobre próteses de silicone e não surgir nenhuma dúvida!  A fim de esclarecer esses questionamentos, trouxemos algumas das principais perguntas que já foram feitas em nossa clínica.

A paciente pode ter perda de sensibilidade ao colocar silicone? Não é muito comum, mas pode sim. Até 12% das pacientes apresentam perda da sensibilidade na aréola após a introdução do silicone, o retorno desta sensibilidade acontece em torno de um ano, podendo ser total ou parcial, na maioria dos casos ela é total.

Você já deve ter ouvido falar também que mulheres com prótese de silicone não podem amamentar, fique sabendo que isto é um grande MITO! A mulher que possui silicone poderá amamentar seu filho normalmente sem nenhuma alteração, já que a prótese não interfere de forma alguma na produção do leite.

Quanto as formas de introdução da prótese elas variam de região para região, no Rio de Janeiro as Cariocas optam pela introdução via pele aréolar (ao lado do bico da mama), as Paulistas preferem pela região axilar, já aqui no Nordeste é muito comum pelo sulco mamário. Existe ainda a introdução umbilical (incomum no Brasil mas, bastante utilizada nos Estados Unidos).

Sobre o tempo de vida útil das próteses, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a troca seja feita a cada dez anos, esse relatório é baseado em estudos um tanto antigos, que dizem que após dez anos pode haver uma ruptura na prótese. Nos dias atuais já existem próteses que são mais espessas e possibilitam que a mulher passe a vida inteira com elas sem apresentar problemas.