Reconstruções faciais.

As reconstruções faciais possibilitam a correção de deformidades congênitas, ocasionadas por acidentes ou para recompor falhas de unidades estéticas da face acometidos por neoplasias. Estes procedimentos estão diretamente ligados com a autoestima do paciente.

O procedimento varia de acordo com o tipo de patologia e também com a faixa etária. Para que a reconstrução aconteça pode-se utilizar, em ordem do procedimento simples ao mais complexo: primeiramente cicatrização por segunda intenção, sutura primária,  o enxerto de pele, retalhos locais, e até mesmo os retalhos a distancia, também chamados de retalhos microcirúrgicos.

Não há um tempo estipulado para a realização da cirurgia, afinal, a duração varia de caso para caso. Tudo vai depender da área anatômica da face que será reconstruída, do tamanho da e da profundidade da falha.

Em relação ao período de recuperação, geralmente os pacientes ficam em torno de uma a duas semanas com pontos, após isto, o restabelecimento é bem mais rápido. O principal cuidado que deve ser tomado, está associado à proteção solar, afinal de contas, a pele ainda está em processo de cicatrização e fatores mutagênicos como a irradiação solar, por exemplo, podem causar novas neoplasias ou pigmentação da pele.

Reconstruções Faciais

A reconstrução facial é um segmento da cirurgia plástica que consiste em restaurar de forma mais estética e funcional possível a conformalidade da face.

Remodelação de cicatrizes, posicionamento de incisões para retirada de tumores de pele, reparação facial pós trauma ou até mesmo tratamento de paralisias faciais fazem parte do campo da reconstrução facial.

A cirurgia plástica tem um vasto arsenal de técnicas para alcançar os melhores resultados. Entre elas, estão o fechamento primário da lesão acompanhando as linhas de força da face, a autoenxertia de pele para lesões superficiais ou rotações de retalhos inicialmente programados de forma que se tornem o mais camuflados possível para o fechamento de grandes lesões da pele.

Reconstruções faciais podem ser feitas em conjunto com outros especialistas, como um cirurgião maxilo-facial ou crânio-maxilo-facial, para melhores resultados. Às vezes, são necessárias várias cirurgias para se chegar à reconstrução total.

Resultados
Apesar de serem cirurgias complexas, longas e de pós-operatório prolongado, reconstruções bem-sucedidas trazem grande satisfação tanto para o paciente quanto para a equipe médica envolvida.

Duração: A depender de cada caso.

Anestesia: Local com sedação ou geral.

Período de recuperação: O tempo de recuperação depende do tamanho da cirurgia realizada. É fundamental seguir as recomendações médicas no pós-operatório para uma recuperação rápida e tranquila.

Caso tenha alguma dúvida sobre a reconstrução facial, ou se quiser marcar uma consulta com o Dr. Daniel Rolim, entre em Contato.

Cuide bem da sua saúde e bem-estar. Antes de se submeter a uma cirurgia plástica, certifique-se de que seu médico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.