Procedimentos cirúrgicos são seguros?

Mudar algum detalhe no corpo chega a ser o desejo de muitas pacientes. A chegar ao consultório, surgem diversas dúvidas em relação ao procedimento e claro, ao pós-operatório. Existe uma pergunta que bastante frequente e que pode ser aplicada para todas as intervenções: “Doutor, a cirurgia é segura?”. Cada procedimento apresenta seu nível de segurança, tudo vai depender do cirurgião, em relação a abordagem corporal e sua visão estética do harmônico.

Surgical-Instruments-2

A mamoplastia redutora, por exemplo, pode apresentar algumas complicações, sendo elas: hematomas, presença de seroma (liquido em tom amarelo claro) e infecções inerentes ao procedimento cirúrgico. É importante que a paciente tenha em mente que os procedimentos cirúrgicos podem envolver complicações, mas em sua maioria, os resultados são muito bons. A seguridade da intervenção se inicia com a escolha de um profissional que possua boa formação e experiência na área que você deseja operar.

Logo mais é a vez da proposta cirúrgica, nesse momento, o médico trará esclarecimentos sobre a cirurgia e irá sanar todas as dúvidas da paciente. No ato da consulta são avaliados alguns pontos, entre eles:

  • Perfil psicológico da paciente (ela sabe diferenciar uma cirurgia plástica do uso das ferramentas do Photoshop?
  • A paciente iria tolerar cicatrizes pelo corpo, para obter um resultado mais harmônico na estética?

Para ressaltar a segurança do procedimento são solicitados alguns exames, que contribuem para inibição de complicações ao longo da cirurgia. Vale lembrar que uma equipe cirúrgica competente faz toda a diferença para realização de um procedimento.